Passar para o conteúdo principal
São as 8 unidades de investigação que constituem o CIPsi, cada uma das quais constituídas por linhas de investigação
Animal Learning

Os investigadores da linha Aprendizagem e Comportamento Animal dedicam-se ao estudo da Cognição Animal, centrando-se nos sentidos de tempo e número e na tomada de decisão. ​Temas específicos que nos entusiasmam incluem a discriminação de intervalos de tempo, a percepção de relações complexas entre eventos, como a causalidade ou a correlação, e a tomada de decisão individual e coletiva. Frequentemente comparamos o desempenho de animais (principalmente aves) com o de seres humanos (crianças e adultos),​ em situações laboratoriais ou em ambientes semi-naturalistas. Desenvolvemos também modelos matemáticos para testar a nossa compreensão das propriedades dinâmicas da aprendizagem e do comportamento.

Coordenador da Unidade
Linhas de Investigação Aprendizagem e Comportamento Animal
aprendizagem, instrução e carreira

O Laboratório de Aprendizagem, Instrução e Carreira integra quatro linhas de investigação focadas no estudo dos fundamentos e aplicações da psicologia da educação e do desenvolvimento da carreira.

Trata-se de quatro linhas de estudo em psicologia aplicada dedicadas, respectivamente, ao estudo da linguagem, leitura e escrita, aos problemas comportamentais, à aprendizagem autorregulada, e ao desenvolvimento de carreira. Em cada uma destas linhas, o foco incide sobre o estudo de fatores, natureza e consequências dos processos mencionados, e nas suas implicações para a prática psicológica e para a formação, supervisão e intervisão em Psicologia.

Nestes âmbitos, é dada, ainda, uma atenção especial aos processos de desenvolvimento de medidas de avaliação psicológica e ao desenho, experimentação e avaliação de programas de aconselhamento, de mentoria e de consultoria psicológicas, em presença e a distância.

O Laboratório de Cognição Humana (LCH) dedica-se ao estudo dos processos cognitivos subjacentes ao comportamento humano e à aplicação desses conhecimentos na compreensão e resolução de uma grande variedade de situações e desafios societais. Mais especificamente, o LCH realiza investigação nas áreas da atenção, linguagem, memória, perceção e tomada de decisão organizadas em torno de três linhas principais: Evolução, Perceção e Tomada de Decisão; Memória Humana; e Psicolinguística.

Coordenador da Unidade
Kid playing

 O Laboratório de Desenvolvimento e Psicopatologia integra cinco Grupos de Investigação centrados nas principais questões do desenvolvimento na Infância, na adolescência, na vida adulta, e em idade avançada, assumindo uma perspetiva ecológica na compreensão dos processos de desenvolvimento e psicopatologia. 

Cada grupo de investigação torna ímpar o seu contributo na produção de conhecimento científico, desenvolvendo linhas de investigação inovadoras e multidisciplinares, centradas na investigação sobre i) bebés e crianças, ii) saúde mental e desenvolvimento, iii) vinculação e parentalidade, iv) desenvolvimento positivo e funcionamento ótimo, e v) desenvolvimento do adulto e envelhecimento. 

O conhecimento produzido neste Laboratório traduz-se em implicações para uma prática psicológica baseada na evidência científica, concretizando os benefícios da ciência psicológica aplicada ao longo da vida, a par das exigências e adversidades das sociedades atuais.  

 

neurociência

O objetivo principal do Laboratório de Neurociência Psicológica é o desenvolvimento de investigação na área da neurociência clínica. Aproveitamos várias abordagens metodológicas como medidas autonômicas (polígrafo e biofeedback), EEG / ERP, TMS / tDCS e neuroimagem e neurobioquímica na procura dos correlatos neurais e fisiológicos do comportamento humano. 

psicoterapia

Esta linha de investigação tem como objetivo explorar as características centrais e os fatores de risco e protetores de psicopatologia que são partilhados por muitas das perturbações psicológicas e de modo a traduzir estes resultados em aplicações clínicas eficazes. A nossa investigação encontra-se​ na interface entre a ciência psicológica clínica e as suas aplicações à saúde mental dos indivíduos. ​

A nossa investigação foca-se na identificação e compreensão dos processos envolvidos no tratamento psicoterapêutico (investigação do processo) e no desenvolvimento, sistematização e integração de intervenções psicoterapêuticas eficazes em diversas populações (investigação dos resultados).

 

saúde, bem estar e rendimento

Esta linha investiga os processos psicológicos envolvidos na saúde, bem-estar e rendimento de indivíduos, famílias e equipas. São temas mais específicos de investigação: (a) os processos psicológicos individuais e familiares na doença, em pacientes, famílias, cuidadores, e grupos vulneráveis b) os processos psicológicos envolvidos na promoção da saúde, estilos de vida saudáveis e qualidade de vida em contextos clínicos e sociais (c) o estudo dos processos psicológicos associados ao rendimento, sucesso e desenvolvimento humano em contextos aplicados.

 

Coordenador da Unidade
Vítimas, ofensores e justiça

Esta linha de i​nvestigação estuda as variáveis psicossociais associadas aos processos de vitimação e aos comportamentos dos ofensores, analisa os fatores associados às boas práticas de aplicação da justiça, os seus contextos e atores. Procura-se: 1. Conhecer a prevalência e o impacto de vários tipos de vitimação, descrever as caraterísticas dos ofensores, e desenvolver estratégias de intervenção dirigidas a vítimas e agressores, e 2. Estu​dar o sistema de aplicação da lei, como tribunais, polícias, instituições para menores delinquentes, prisões e reinserção social e as atitudes e o comportamento dos agentes do sistema de Justiça; e desenvolver protocolos de avaliação forense.