Memória Humana

About

O Grupo de Investigação em Memória Humana, criado em 2006, dedica-se ao desenvolvimento do conhecimento da memória humana. Estamos comprometidos com a compreensão e exploração dos processos básicos de memória e com o estabelecimento de pontes com possíveis aplicações de resultados.

A atividade de investigação do nosso grupo é conseguida através da implementação de quatro linhas de investigação.

Uma das linhas prende-se com o conhecimento geral dos mecanismos de processamento de informação que favorecem a criação de traços de memória estáveis e duradoiros. Esta linha concretiza-se através de vários estudos sobre o efeito de produção (Porque recordamos melhor palavras que lemos em voz alta por comparação com palavras que lemos em silêncio?) e sobre o efeito de estratégias de estudo na recordação (Sublinhar o que achamos importante leva a uma melhor recordação?).

A segunda linha de investigação dedica-se ao impacto no nosso comportamento das teorias implícitas e crenças que possuímos sobre o funcionamento da memória e da metamemória. A metamemória é o que nos permite fazer julgamentos acerca de como funciona a nossa memória (O que permite a um estudante saber que já não precisa estudar mais uma matéria ou conteúdo para um exame?).

A terceira linha de investigação orienta-se para a compreensão das variáveis que afetam a memória de destino, aquela memória que nos possibilita escaparmos ao embaraço de contarmos a mesma anedota ou história à mesma pessoa (Pode uma cara distintiva ser mais fácil de associar a uma informação?).

Finalmente, a quarta linha dedica-se à compreensão dos mecanismos (comportamentais e neurocognitivos) que ativam ou protegem a ocorrência de erros de comissão em tarefas de memória prospetiva. Nesta linha procuramos perceber o que podemos fazer para evitar que, por exemplo, uma pessoa tome duas vezes a medicação porque se esqueceu da primeira toma.

A nossa equipa de investigação está fortemente envolvida no apoio a estudantes que entendam a área da memória humana como um tema de interesse.

foto equipa