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Da mente dos pais à vinculação aos pares: desenvolvimento sociocognitivo da idade pré-escolar à adolescência

Da mente dos pais à vinculação aos pares: desenvolvimento sociocognitivo da idade pré-escolar à adolescência

Silva, Carolina Melhorado Ferreira da

| 2025 | URI

Miscellaneous

A literatura tem destacado o papel das interações precoces com os cuidadores no desenvolvimento
da teoria da mente em idade pré-escolar. No entanto, poucos estudos exploraram como estas experiências
influenciam a vinculação dos adolescentes aos pares. Este estudo investigou de que forma as experiências
parentais em idade pré-escolar se associam ao desenvolvimento sociocognitivo e à vinculação aos pares na
adolescência. Uma amostra de 32 participantes colaborou neste estudo longitudinal. Na idade pré-escolar
foram avaliados o discurso com referências a estados mentais e a mind-mindedness parental, e a teoria da
mente das crianças. Na adolescência, avaliou-se a mentalização e a vinculação aos pares. Os resultados
indicaram que melhor compreensão de estados mentais na idade pré-escolar se associa a níveis mais
elevados de mentalização na adolescência. O discurso materno sobre estados mentais correlacionou-se com
o desempenho em tarefas de teoria da mente na idade pré-escolar e com a mentalização na adolescência.
A vinculação aos pares revelou associações significativas com a capacidade de mentalizar os outros e com
a motivação para mentalizar. Verificaram-se, ainda, diferenças entre sexos. As raparigas apresentaram níveis
mais elevados de motivação para mentalizar, mas também uma maior perceção de afastamento e rejeição
nas suas relações com os pares. Estes resultados reforçam a importância das experiências parentais
precoces no desenvolvimento sociocognitivo, destacando o papel da mentalização nas relações
interpessoais.
The literature has highlighted the role of early interactions with caregivers in the development of
theory of mind in preschoolers. However, few studies have explored how these experiences influence
adolescents' attachment to peers. This study investigated how parental experiences in preschool age are
associated with sociocognitive development and peer attachment in adolescence. A sample of 32 participants
was included in this longitudinal study. In preschool age, parents mental state talk, parental mindmindedness,
and children’s theory of mind were assessed. In adolescence, mentalization and peer
attachment were assessed. The results indicated that a better understanding of mental states in preschool
age is associated with higher levels of mentalization in adolescence. Maternal mental state talk correlated
with performance on theory of mind tasks in preschool age and with mentalization about the self in
adolescents. Peer attachment revealed significant associations with the ability to mentalize others and with
motivation to mentalize. Sex differences were also found. Girls showed higher levels of motivation to
mentalize, but also a greater perception of distance and rejection in their relationships with peers. These
results reinforce the importance of early parental experiences in socio-cognitive development of adolescents,
highlighting the role of mentalization in interpersonal relationships.

Publicação

Ano de Publicação: 2025

Identificadores

ISSN: 204024269

ISBN: urn:tid:204024269