O funcionamento executivo em crianças prematuras: a influência da qualidade do toque afetivo materno
Faria, Juliana Santos da Silva
Miscellaneous
As crianças nascidas pré-termo moderado-a-tardio apresentam um risco superior de apresentar défices
cognitivos e executivos, em relação às de termo. O toque afetivo materno tem demonstrado ser um
canal de comunicação fundamental entre a díade mãe-criança e um fator protetor que promove as
funções executivas. Considerando o impacto da prematuridade e do toque afetivo materno no
funcionamento executivo, este estudo teve como objetivo explorar a relação entre a qualidade do toque
afetivo materno e o funcionamento executivo em crianças nascidas moderadamente prematuras e
prematuras tardias. Os dados foram recolhidos com base nos seguintes instrumentos e questionários:
Caregiver-Child Affective Touch Assessment, Head-To-Toes-Task, Escala de Inteligência de Wechsler
para a Idade Pré-Escolar e Primária, Questionário Sociodemográfico e registos médicos. Participaram
neste estudo 38 crianças com 3 ½ anos de idade e respetivas mães. Os resultados revelaram uma
associação entre o funcionamento executivo e o toque áspero, o risco neonatal e a capacidade
cognitiva. Estes resultados podem contribuir para uma melhor compreensão do papel da qualidade dos
cuidados maternos no funcionamento executivo, salientando a importância de considerar um leque
mais amplo de variáveis contextuais e individuais para compreender o desenvolvimento das crianças
nascidas prematuras.
Children born moderately preterm to late preterm are at higher risk of presenting cognitive and
executive deficits compared to those born full-term. Maternal affective touch has been shown to be a
fundamental communication channel between the mother-child dyad and acts as a protective factor
that promotes executive functions. Considering the impact of prematurity and maternal affective touch
on executive functioning, this study aimed to explore the relationship between the quality of maternal
affective touch and executive functioning in children born moderately preterm and late preterm. Data
was collected using the following instruments and questionnaires: the Caregiver-Child Affective Touch
Assessment, the Head-To-Toes-Task, the Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence, a
Sociodemographic Questionnaire and medical records. This study consisted of 38 children, aged 3 ½
years, and their mothers. The results reveal an association between executive functioning and harsh
touch, neonatal risk and cognitive ability. These results may contribute to a better understanding of the
role of the quality of maternal care in executive functioning, highlighting the importance of considering a
wider range of contextual and individual variables to understand the development of children born
prematurely.