Desenvolvimento estratégico de pessoas numa indústria agro-alimentar
Moutinho, Mariana Pinto
Miscellaneous
O presente relatório de estágio relata o trajeto percorrido ao longo do estágio curricular de,
aproximadamente, sete meses no departamento de Recursos Humanos de uma indústria agro-alimentar.
Neste documento serão contextualizados e descritos os projetos e atividades realizadas que
proporcionaram uma experiência enriquecedora ao permitirem a aplicação prática das aprendizagens
teóricas, com foco em temáticas relacionadas com a formação e o recrutamento e seleção. Durante esse
período foram desenvolvidos três projetos principais. O primeiro projeto centrou-se em aprimorar o
processo formativo empregue pela organização, identificando possíveis lacunas e propondo melhorias.
O segundo projeto envolveu a participação em diferentes etapas do processo de recrutamento e seleção.
Por fim, o terceiro projeto consistiu na criação de um manual para a academia de formação online,
contribuindo para um melhor aproveitamento da mesma.
Durante o estágio também houve envolvimento em diferentes atividades complementares como o apoio
dado à formação, o tratamento de dados referentes à avaliação de formação, o envolvimento nas
atividades natalícias, a representação da organização em feiras de emprego e a elaboração do relatório
referente ao plano de formação do ano transato. No final apresenta-se uma reflexão sobre a avaliação e
intervenção psicológica e a própria experiência de estágio.
The present report outlines the trajectory pursued over approximately seven months within the Human
Resources department of an agri-food industry. It contextualizes and describes the projects and activities
carried out, which provided a valuable experience by allowing the practical application of theoretical
knowledge, focusing on topics related to training and recruitment and selection. During this period, three
main projects were developed. The first project focused on enhancing the training process used by the
organization, identifying potential gaps, and proposing improvements. The second project involved
participation in different stages of the recruitment and selection process. Lastly, the third project consisted
of creating a manual for the online training academy, contributing to its better utilization.
During the internship, there was also involvement in various additional and complementary activities such
as supporting training sessions, processing data related to training evaluations, participating in Christmas
activities, representing the organization at job fairs, and the elaboration of the report for the previous
year's training plan. At the end, a reflection on the psychological assessment and intervention and the
internship experience itself is presented.