Skip to main content

Fatores de satisfação com o trabalho de docentes universitários angolanos

Fatores de satisfação com o trabalho de docentes universitários angolanos

Tchitau, Adelino Salvador

| 2025 | URI

Thesis

Tese de doutoramento em Psicologia Aplicada (área de especialidade em Aprendizagem, Instrução e Carreira)
A satisfação com o trabalho docente estimula o entusiasmo e o comprometimento, favorecendo o tempo e energia dedicados à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Neste estudo, procura-se testar o modelo sociocognitivo de satisfação com o trabalho, incluindo os fatores de afeto positivo, suporte social, suporte organizacional, autoeficácia, progresso nos objetivos, e os resultados de satisfação com o trabalho, e de satisfação com a vida em geral. Participaram no estudo, 173 docentes universitários angolanos afetos às oito regiões académicas, com idades entre 26 e 66 anos, sendo 45 (26%) mulheres. O protocolo de recolha de dados incluiu 116 questões para a recolha de informação sociodemográfica, e medida da perceção do afeto positivo, do suporte social, do suporte organizacional, da autoeficácia, do progresso nos objetivos, da satisfação com trabalho e da satisfação com a vida em geral. Os resultados de uma análise de caminhos para teste do modelo sociocognitivo da satisfação com o trabalho, indicaram um bom ajuste do modelo aos dados, sem os caminhos com o progresso nos objetivos. O afeto positivo e o suporte social percebido são os principais preditores da satisfação com o trabalho de docentes universitários no contexto angolano. Os resultados evidenciaram que os docentes universitários angolanos estão satisfeitos com o seu trabalho e com a vida em geral, quando percecionam emoções positivas e percecionam suporte social, concretamente dos seus pares e dos seus alunos. Estes resultados confirmam, em parte, as hipóteses assumidas no estudo e corroboram os resultados encontrados noutros contextos.
Satisfaction with teaching work stimulates enthusiasm and commitment, favoring the time and energy dedicated to improving student learning. This study aims to test the socio-cognitive model of job satisfaction, including the factors of positive affect, social support, organizational support, self-efficacy, progress towards goals, and the results of job satisfaction and general satisfaction with life. 173 Angolan university lecturers from the eight academic regions took part, aged between 26 to 66, 45 (26%) of whom were women. A protocol with 116 questions was used to collect sociodemographic information and measures of positive affect, social support, organizational support, self-efficacy, progress toward goals, work satisfaction, and overall life satisfaction. The results of a path analysis indicated a good fit of the model to the data, without the goal progress paths. Positive affect and social support were the main predictors of work satisfaction among Angolan university teachers. The results showed that Angolan university teachers are more satisfied with their work and overall life when they perceive positive emotions and perceive social support, specifically from their workmates and students. These results partly confirm the hypotheses assumed in the study and corroborate the results found in other contexts.

Publicação

Ano de Publicação: 2025

Identificadores

ISBN: 101665180