O CIPsi nos media | Escola à distância de um clique?

Quais são as perspetivas sobre o impacto da tecnologia na aprendizagem? Como se destaca a compreensão de textos impressos em relação aos digitais? E como é que as escolas estão a enfrentar os desafios associados ao uso das tecnologias?

Estas são algumas das questões que João Lopes,  coordenador  do Grupo Problemas de Comportamento e Aprendizagem, do Laboratório de Aprendizagem, Instrução e Carreira do CIPsi, aborda durante a sua entrevista ao Expresso.

O artigo do EXPRESSO discute a digitalização das escolas em um momento em que a Suécia investe para reverter a digitalização completa das escolas, um movimento que contrasta com a sua pioneira aposta em uma educação digital desde os anos 1990.

João Lopes expressa uma visão crítica em relação à digitalização total das escolas, especialmente no que diz respeito à leitura. O investigador do CIPsi ressalta a superioridade da compreensão de textos impressos em relação aos digitais, enfatizando que os dispositivos digitais tendem a promover leituras mais superficiais e distrair os alunos. João Lopes destaca a importância da concentração prolongada proporcionada pelos materiais impressos e sugere que papel e digital devem aprender a conviver, com a necessidade de uma adaptação cuidadosa ao contexto educacional para garantir sua eficácia.

A notícia também menciona que organismos internacionais como a UNESCO e a OCDE apresentam perspectivas mistas sobre o impacto da tecnologia na aprendizagem. Enquanto alguns estudos apontam para efeitos positivos, outros destacam desafios significativos associados à leitura digital.  A diversidade de opiniões reflete a complexidade do cenário educacional, onde as escolas enfrentam desafios sobre o uso das tecnologias na aprendizagem.

Notícia completa: