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Satisfação profissional e atribuições relativamente à indisciplina: um estudo com professores do Ensino Básico

Satisfação profissional e atribuições relativamente à indisciplina: um estudo com professores do Ensino Básico

Pereira, Marta Gonçalves

| 2024 | URI

Thesis

Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação
A indisciplina em sala de aula, caracterizada por comportamentos que impedem a
criação de um ambiente de aprendizagem eficaz, representa um dos maiores desafios
para os professores, levando à diminuição da sua satisfação profissional. O presente
estudo teve como objetivo identificar perfis (subgrupos de professores) com base na
perceção de indisciplina e satisfação profissional, e compreender se, a esses perfis,
correspondem atribuições diferenciadas quanto às causas da indisciplina. Os dados
foram recolhidos através de um questionário desenvolvido por Lopes e colaboradores
(2017), intitulado “Questionário: Indisciplina em Contexto de Sala de Aula”.
Participaram neste estudo 854 professores portugueses do Ensino Básico, do 5º ao 9º
ano de escolaridade. Os resultados mostram que professores satisfeitos têm uma
perceção de menor indisciplina escolar e que, independentemente do seu nível de
satisfação, os professores tendem a fazer as mesmas atribuições quanto às causas da
indisciplina. As atribuições mais relevantes para professores são, predominantemente,
externas (e.g. pais).
Classroom misbehavior, characterized by behaviors that hinder the creation of an
effective learning environment, represents one of the greatest challenges for teachers,
leading to a decrease in their professional satisfaction. This study aimed to identify
profiles (subgroups of teachers) based on their perception of indiscipline and
professional satisfaction, and to understand whether these profiles correspond to
differentiated attributions regarding the causes of indiscipline. Data were collected
through a questionnaire developed by Lopes and colleagues (2017), entitled
“Questionário: Indisciplina em Contexto de Sala de Aula”. A total of 854 Portuguese
elementary school teachers from grades 5 to 9 participated in this study. The results
show that satisfied teachers have a lower perception of classroom misbehavior and that,
regardless of their level of satisfaction, teachers tend to make the same attributions
regarding the causes of misbehavior. The most relevant attributions reported by teachers
are predominantly external (e.g., parents)

Publicação

Ano de Publicação: 2024

Identificadores

ISSN: 203677765