Promover o envolvimento escolar através de narrativas: um programa no 1.º ciclo do ensino básico
Azevedo, Raquel de Ornelas Pires Mota de
Tese
Tese de doutoramento em Psicologia Aplicada
A sociedade moderna e o sistema educativo desafiam cada vez mais os alunos a construírem recursos
pessoais para lidarem com os desafios educativos atuais. No entanto, ainda existem situações que
precisam ser abordadas pois podem comprometer a aprendizagem dos alunos. Este trabalho tem
como objetivo atender aos primeiros sinais de baixo envolvimento e capacitar crianças do 4.º ano de
escolaridade e jovens hospitalizados para os ajudar a lidar com os desafios colocados. A presente tese
inclui três estudos que descrevem o desenho, implementação e avaliação de intervenções educativas
distintas, baseadas em narrativas. As duas primeiras foram implementadas em contexto escolar e a
última em contexto hospitalar. O primeiro estudo avaliou o impacto de uma intervenção desenhada
para promover o envolvimento escolar em crianças do quarto ano de escolaridade. Os dados sugerem
que a intervenção foi eficaz na promoção do envolvimento cognitivo, emocional e comportamental dos
alunos. Os resultados foram particularmente relevantes para os rapazes na dimensão emocional. No
segundo estudo, foi implementada uma intervenção com o objetivo de promover competências de
autorregulação da aprendizagem e performance académica em alunos de baixo nível socioeconómico.
Os resultados indicam que a intervenção foi eficaz, alcançando este objetivo. Além disso, o treino foi
mais eficaz em alunos com níveis iniciais de autorregulação da aprendizagem baixos ou médios.
Finalmente, no último estudo foi implementada uma intervenção combinada (i.e., presencial e online)
com o objetivo de treinar adolescentes em idade escolar em estratégias de autorregulação da
aprendizagem. Os resultados mostraram que os participantes melhoraram o uso, a instrumentalidade
percebida, e a autoeficácia para as estratégias autorregulatórias. O impacto da intervenção foi diferente
de acordo com a idade, ano de escolaridade, ter ou não retenções escolares e o envolvimento na
intervenção. De uma forma geral, os resultados defendem (i) o papel das narrativas em diferentes
contextos e com diferentes propósitos, e (ii) o papel do envolvimento escolar e da autorregulação da
aprendizagem na promoção de trajetórias de aprendizagem positivas.
Modern society and the educational system are increasingly challenging students into building their
personal resources to deal with nowadays educational challenges. However, there are still situations
in need to be addressed which may compromise students’ learning. This work aims to address the
first signs of low engagement and empower fourth graders and hospitalized youth to help them deal
with the presented challenges. The current thesis includes three studies reporting the design,
implementation, and assessment of distinct narrative-based educational interventions. The first two
interventions were implemented in the school context and the last one in the hospital context. The first
study evaluated the impact of an intervention designed to promote school engagement in fourth
graders. Data suggest the intervention was efficacious in promoting students’ cognitive, emotional, and
behavioral engagement. Results were particularly relevant for boys in the emotional dimension. In the
second study, we implemented an intervention aimed to promote self-regulated learning skills and
academic performance amongst students from low socioeconomic backgrounds. Results indicate that
the intervention was efficacious in achieving this aim. Additionally, training was more efficacious for
students with low or medium self-regulated learning initial levels. Finally, the last study implemented a
blended intervention (i.e., face-to-face and online) with the goal of training self-regulated learning skills
with hospitalized school-aged adolescents. Findings showed that the participants improved on their
use of, perceived instrumentality of, and self-efficacy for self-regulated learning strategies. The impact
of the intervention differed according to the adolescents’ age, grade level, grade retention, and
engagement in the intervention. Overall, results advocate (i) the role of narratives in different contexts
and with distinct purposes and (ii) the role of school engagement and self-regulated learning in
promoting positive learning trajectories.
This thesis was supported by Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), through the PhD Scholarship SFRH/BD/128848/2017. This scholarship was funded by the State Budget of the Ministry of Science, Technology and Higher Education and European Social Fund (FSE) budget, under the Common Strategic Framework, namely, through the Human Capital Operational Program (POCH).