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Cybervitimação, stress percebido, tempo na internet para lazer e adição à internet

Cybervitimação, stress percebido, tempo na internet para lazer e adição à internet

Jesus, Noémia Gomes

| 2023 | URI

Diversos

A adição à internet é um problema aditivo e os estudantes universitários são os mais
vulneráveis. Uma das causas para este comportamento é o tempo passado na internet,
mas é importante discriminar o tempo na internet, como por exemplo, para lazer. A
cybervitimação e o stress são fator a considerar, como componentes que podem
desenvolver a adição à internet. No entanto, falta perceber se o tempo na internet para
lazer é um moderador que influencia a adição à internet, através do efeito mediador do
stress na relação entre a cybervitimação e a adição à internet. Neste estudo, os
estudantes universitários da Universidade do Minho com mais de 17 anos responderam
a 3 questionários. Segundo os resultados, houve uma associação entre a adição à
internet e o tempo na internet para lazer, mas não entre a adição à internet, a
cybervitimação e o stress, nem foram verificados os efeitos de mediação e mediação
moderador. Conclui-se que continua a ser pertinente estudar a adição à internet, nos
estudantes universitários. Estudos futuros poderão abordar o tempo na internet por
lazer conjugado com a adição à internet.
Internet addiction is an addictive problem and university students are the most
vulnerable. One of the causes for this behavior is the time spent on the internet, but it
is important to discriminate the time on the internet, for exemple, for recreation.
Cybervictimization and stress are factors to consider, as components that can develop
internet addiction. However, it remains to be seen whether time on the internet for
recreation is a moderator that influences internet addiction, through the mediating
effect of stress on the relationship between cybervictimization and internet addiction.
In this study, university students from the University of Minho over 17 years old
answered 3 questionnaires. According to the results, there was an association between
internet addiction and time on the internet for recreation, but not between internet
addiction, cybervictimization and stress, nor were the effects of mediation and
moderator mediation verified. It is concluded that it is still relevant to study internet
addiction in university students. Future studies may address time on the internet for
leisure combined with internet addiction.

Publicação

Ano de Publicação: 2023

Identificadores

ISSN: 203251504

ISBN: urn:tid:203251504