Desenvolvimento da fluência de leitura e o seu papel mediador na relação entre variáveis cognitivo-linguísticas e a compreensão da leitura
Freitas, Tânia Catarina da Silva
Tese
Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada
Esta investigação teve como objetivos: i) construção e evidências de validade e de fidelidade do Teste de
Avaliação da Fluência (TAF), com formas de teste equalizadas vertical e horizontalmente para alunos do
1.º ao 4.º ano; ii) determinação da curva de crescimento da fluência de leitura do 2.º ao 4.º ano e análise
da influência de preditores fixos como o sexo, ter versus não ter ação social escolar (ASE) e as habilitações
literárias maternas na curva de crescimento; iii) exploração do papel mediador da fluência na relação
entre variáveis cognitivo-linguísticas e a compreensão da leitura em alunos do 2.º e 3.º anos. Para o
estudo de construção do TAF utilizou-se uma amostra de 889 alunos do 1.º ao 4.º ano. Para estudar a
evidência de validade baseada na relação teste-critério, considerando as relações entre os resultados no
TAF e outros testes de leitura, bem como a associação entre os resultados no TAF e a avaliação efetuada
pelos professores titulares, recorreu-se a uma subamostra de alunos do 1.º ao 4.º ano (N = 233).
Recolheram-se dados de uma segunda amostra para analisar a evidência de validade convergente e de
fidelidade. Um total de 105 alunos do 1.º ao 4.º ano realizaram o TAF e uma medida adicional de fluência.
Os resultados obtidos face ao primeiro objetivo mostraram que a equalização converteu as pontuações
brutas de cada forma de teste em pontuações equalizadas, colocando-as numa mesma métrica. O TAF
apresentou indicadores de fidelidade e de validade adequados. Para responder ao segundo objetivo,
usou-se uma amostra de 161 alunos do 2.º ao 4.º ano, que responderam ao TAF. O modelo com melhor
ajustamento aos dados foi o quadrático, caracterizado por uma desaceleração a partir do ponto de
inflexão (13.4 meses, correspondente ao final do 2.º ano). Os resultados mostraram que alunos que não
tinham ASE e com mães com habilitações literárias mais elevadas tiveram melhores desempenhos em
fluência de leitura, ao contrário do sexo, que não teve nenhum efeito. Para a prossecução do terceiro
objetivo, foi usada uma amostra de 161 alunos do 2.º e 3.º anos, que realizaram uma bateria de testes,
para avaliar a descodificação, o vocabulário, a nomeação rápida e a compreensão da leitura. Além do
efeito direto da fluência de leitura na compreensão da leitura, invariante no 2.º e 3.º anos, foi também
suportado o seu papel mediador (mediação total), quer na relação entre a descodificação e a
compreensão da leitura, significativamente maior no 2.º ano do que no 3.º ano; quer na relação entre a
nomeação rápida e a compreensão da leitura, invariante em ambos os anos. Os resultados obtidos são
discutidos e são apresentadas limitações, bem como orientações para investigações futuras.
This investigation aimed to: i) construction and validity and reliability evidence of the Reading Fluency
Test, with test models vertically and horizontally equalized for students from first to fourth grade; ii)
determining the growth curve of reading fluency from second to fourth grade and analysis of the influence
of fixed predictors such as gender, the attribution of school social benefits and the maternal educational
levels on the growth curve; iii) exploration of the mediating role of reading fluency in the relationship
between cognitive-linguistic skills and reading comprehension in second and third grade students. For the
construction of the Reading Fluency Test study a sample of 889 students from first to fourth grade was
used. To study the evidence of validity based on the test-criterion relationship, considering the relations
between the results on the Reading Fluency Test and other reading tests, as well as the association
between Reading Fluency Test results and teacher conducted assessment, a subsample of students from
first to fourth grade was used (N = 233). Data was collected from a second sample to analyze the evidence
of convergent validity and reliability. A total of 105 students from first to fourth grade performed the
Reading Fluency Test and an additional measure of fluency. The results related to the first goal showed
that equalization converted the gross scores of each test form in equalized scores, placing them in the
same metric. The Reading Fluency Test demonstrated adequate reliability and validity indicators. To
answer the second goal, a sample of 161 students from second to fourth grade, who were subjected to
the Reading Fluency Test, was used. The best-fitting model to the data was the quadratic model,
characterized by a deceleration from the inflection point (13.4 months, corresponding to the end of the
second grade). The results showed that students who did not have school social benefits and with mothers
with higher educational levels had better performances in reading fluency, in contrast to gender, which
had no effect. In order to respond to the third goal, a sample of 161 students from second and third
grade, who took a battery of tests, to evaluate the decoding, vocabulary, rapid naming and reading
comprehension, was used. In addition to the direct effect of reading fluency on reading comprehension,
invariant in the second and third grades, its mediating role (total mediation) was also supported, both in
the relationship between decoding and reading comprehension, which was significantly greater in second
grade than third grade and in the relationship between rapid naming and reading comprehension, which
was invariant in both grades. The results obtained are discussed and limitations are presented, as well
as guidelines for future investigations.
Este trabalho, conduzido no Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia,
Universidade do Minho, foi suportado por Bolsa de Investigação (Referência: SFRH/BD/108561/2015),
financiada por fundos nacionais do Ministério da Educação e Ciência e pelo Fundo Social Europeu através
do POCH – Programa Operacional Capital Humano.