Adaptação ao stress em estudantes do ensino superior de psicologia
Costa, Alexandra Filipa Gomes da
Tese
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
Este estudo analisou a adaptação ao stress em estudantes do ensino superior, considerando o
papel da avaliação cognitiva na relação entre stress e burnout, durante a época de testes. Participaram,
no estudo, 187 estudantes de uma universidade do norte do país, 154 do sexo feminino (82.4%) e 32
do sexo masculino (17.1%), com idades entre os 17 e os 41 anos (M = 20.72 anos; DP = 3.28). O
protocolo de avaliação incluiu um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Stress em
Estudantes, a Escala de Avaliação Cognitiva e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed. Os resultados
demonstraram que 55.6% dos estudantes percecionaram elevado stress, sendo derivado,
essencialmente, das avaliações académicas e do excesso de trabalho, e que a avaliação cognitiva
mediou a relação entre stress e burnout. Em síntese, estes resultados confirmam a importância dos
processos de avaliação cognitiva na compreensão da adaptação ao stress junto dos estudantes do
ensino superior.
This study analyzed the adaptation to stress in college students, considering the role of cognitive
appraisal in the relationship between stress and burnout, during the midterm exam season. Participated
in the study 187 students from a northern university, 154 female (82.4%) and 32 male (17.1%), aged
between 17 and 41 years (M = 20.72 years; SD = 3.28). The evaluation protocol included a
Sociodemographic Questionnaire, the Student Stress Questionnaire, the Cognitive Appraisal Scale, and
the Shirom-Melamed Burnout Measure. The results showed that 55.6% of the students perceived high
stress, being essentially derived from academic assessments and overwork, and that cognitive appraisal
mediated the relationship between stress and burnout. In summary, these results confirm the
importance of cognitive appraisal processes in understanding the adaptation to stress among college
students.