Passar para o conteúdo principal

Atitudes de estudantes universitários relativamente a ofensores sexuais

Atitudes de estudantes universitários relativamente a ofensores sexuais

Ferreira, Ana Filipa

| 2020 | URI

Tese

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
O presente estudo tem como objetivo principal compreender as atitudes de estudantes universitários
relativamente aos ofensores sexuais e à sua reabilitação. Para além disso, pretende averiguar se as atitudes
em relação aos ofensores sexuais variam em função de variáveis sociodemográficas e de personalidade.
Para tal, foram administradas a Escala de Atitudes em relação a Agressores Sexuais, a Escala de Atitudes
em relação ao Tratamento de Agressores Sexuais e o NEO Five-Factor Inventory a uma amostra de 418
estudantes dos cursos de Psicologia, Direito e Criminologia. Os resultados revelaram que as atitudes dos
estudantes face aos ofensores sexuais e à sua reabilitação apresentam-se tendencialmente neutras, ainda
que positivas. Ademais, foram encontradas diferenças entre as atitudes relativamente aos ofensores sexuais
e à sua reabilitação e as variáveis sociodemográficas, nomeadamente, o curso e o ano de instrução.
Posteriormente, foram realizadas duas regressões e verificou-se que a idade, o ano de instrução, a dimensão
Abertura à Experiência e a dimensão Amabilidade contribuíram para os modelos. Estes resultados refletem
sobre a importância de incluir na formação destes estudantes componentes específicas sobre os ofensores
sexuais e a sua reabilitação, atendendo a que muitos destes indivíduos poderão trabalhar diretamente com
estes ofensores.
The main goal of this study is to understand students’ attitudes toward sex offenders and their rehabilitation.
Furthermore, this study aims to analyze the influence of sociodemographic variables and personality
dimensions on the attitudes of these students regarding to sex offenders. For these purposes, it was
administered the Attitudes Toward Sex Offenders scale, the Attitudes Toward Sex Offenders Treatment scale
and the NEO Five-Factor Inventory to 418 students of Psychology, Law School and Criminology. The results
revealed that students’ attitudes toward sex offenders and their rehabilitation remained neutral, still positive.
In addition, it was possible to verify differences between attitudes toward sex offenders and their rehabilitation,
the sociodemographic variables, namely, students’ courses and year of instruction. Additionally, two
regressions were performed, and it was found that students’ age, year of instruction and the personality
dimensions Openness to Experience and Agreeableness contributed to the models. Thus, these results reflect
on the importance of including specific components of sexual offenders and their rehabilitation in the training
of these students, given that many of these individuals will be able to work directly with these offenders.

Publicação

Ano de Publicação: 2020

Identificadores

ISSN: 202522342