Passar para o conteúdo principal

Valores de vida de universitários portugueses: conhecer para promover a adaptação à universidade

Valores de vida de universitários portugueses: conhecer para promover a adaptação à universidade

Moreira, Ana Sofia Ribeiro

| 2020 | URI

Tese

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
Numa perspetiva funcionalista os valores de vida são uma expressão cognitiva
das necessidades humanas e princípios que orientam a seleção e avaliação de
eventos e comportamentos, mas verifica-se a escassez de estudos dos valores de
vida com estudantes universitários portugueses. O objetivo deste estudo foi
explorar os valores de vida que regem os universitários portugueses, verificando a
existência de diferenças entre mulheres e homens e variações entre o 1º e 2º ciclo
de ensino, com uma amostra de 454 universitários portugueses de vários cursos
da Universidade do Minho. Os estudantes preencheram um questionário
sociodemográfico e o Questionários dos Valores Básicos. Os resultados indicam
que os valores a que estes universitários dão mais importância são os das
subfunções existência e interativa, sendo que as mulheres dão mais relevância
aos valores da subfunção normativa e os homens aos valores da subfunção
realização. Em relação aos ciclos de ensino, estes universitários do 1º ciclo dão
mais importância aos valores da subfunção normativa do que os do 2º ciclo. Estes
resultados permitem que as universidades adequem os seus sistemas de ensino
de acordo com os valores priorizados pelos seus estudantes, respondendo de
forma mais eficaz às suas necessidades promovendo o desenvolvimento da sua
carreira.
From a functionalist perspective, life values are a cognitive expression of human
needs and principles that guide the selection and evaluation of events and
behaviors, but there is a scarcity of studies on life values with portuguese
university students. The aim of this study was to explore the life values that
govern portuguese university students, verifying the existence of differences
between women and men and variations between the 1st and 2nd cycle of
education, with a sample of 454 portuguese students from various courses at the
University of Minho. The students completed a sociodemographic questionnaire
and the Basic Values Questionnaire. The results indicate that the values to which
these university students give more importance are those of the existence and
interactive subfunctions, with women giving more relevance to the values of the
normative subfunction and men to the values of the realization subfunction. In
relation to the teaching cycles, these university students in the 1st cycle give more
importance to the values of the normative subfunction than students in the 2nd
cycle. These results allow universities to adapt their education systems according
to the values prioritized by their students, responding more effectively to their
needs by promoting their career development.

Publicação

Ano de Publicação: 2020

Identificadores

ISSN: 202522911