Work engagement e a vida pessoal: um estudo numa instituição pública
Coelho, Juliana Raquel Ferreira
Tese
Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
Esta investigação pretende analisar a relação entre o work engagement, o balanço entre o
trabalho e a vida pessoal, e variáveis sociodemográficas e contextuais. A conciliação do
trabalho e da vida pessoal tem aumentado o interesse da comunidade científica, uma vez
que influencia o comportamento dos trabalhadores em ambos domínios. Este equilíbrio é
um aspeto importante que pode melhorar o engagement dos profissionais. Participaram no
estudo 264 trabalhadores de uma Instituição Pública, com idades compreendidas entre 23 e
69 anos (M = 48, DP = 9.15). Foi administrado o questionário UWES-9 (Utrecht Work
Engagement Scale), adaptado para a população portuguesa, para avaliar o work engagement
e, uma versão adaptada do questionário Work-Life Balance para avaliar o balanço entre o
trabalho e a vida pessoal. Recorrendo a testes de associações e a testes de diferenças,
através do coeficiente de correlação de Pearson, do Teste T para amostras independentes e
da ANOVA, os resultados apontam para uma relação significativa entre o work engagement
e work-life balance e sugerem que existem diferenças entre as médias dos grupos de
profissionais que trabalham em agrupamentos de escolas e em serviços municipais e,
também no tipo de carreira. Os resultados refletem a importância do balanço entre a vida
profissional e a vida pessoal e dos comportamentos de engagement.
This investigation aims to analyze the relationship between work engagement, the balance
between work and personal life, and sociodemographic and contextual variables. The
reconciliation of work and personal life has increased the interest of the scientific
community, since it influences the behavior of workers in both domains. This balance is an
important aspect that can improve the engagement of professionals. 264 workers from a
public institution, aged between 23 and 69 years old (M = 48, SD = 9.15), participated in the
study. The UWES-9 questionnaire (Utrecht Work Engagement Scale) was administered,
adapted for the Portuguese population, to evaluate work engagement and, an adapted
version of the Work-Life Balance questionnaire to assess the balance between work and
personal life. Using association tests and difference tests, through Pearson's correlation
coefficient, the T test for independent samples and ANOVA, the results point to a significant
relationship between work engagement and work-life balance and suggests that there are
differences between the means of groups of professionals working in school groupings and
in municipal services and, also in the type of career. The results reflect the importance of the
balance between professional and personal life and engagement behaviors.