Educação e formação profissional: olhares de ex-reclusas
Silva, Ana Santos
Tese
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
A reclusão pode ser vista de uma forma educativa, em que o recluso participa em programas educacionais e/ou profissionais de forma a preparar a sua libertação. Assim, é pertinente conhecer as perspetivas de ex-reclusas de forma a compreender a eficácia e pertinência destes programas, é igualmente importante conhecer as motivações que levaram à participação e que efeitos deixaram na vida das ex-reclusas. O estudo contou com a participação de oito ex-reclusas, acompanhadas pelas equipas da DGRSP. Os dados foram obtidos através de uma Entrevista Semiestruturada, construída com base na literatura e nos objetivos do estudo. Os resultados foram analisados através da Análise Temática, que permitiu identificar quatro temas principais: Motivação para o trabalho e educação; Motivação para a desistência académica; Perceção de mudança pós reclusão; Eficácia dos programas face ao emprego. Os resultados demonstraram que os programas prisionais permitem mudanças positivas na vida da ex-reclusas, dentro e fora da prisão, embora o estigma contra esta população ainda se encontre muito presente por parte do empregador.
Reclusion can be seen from an educational perspective, as the inmate can participate in educational and professional programs to prepare for their release. Therefore, it’s pertinent to know the ex-inmates' perspectives to better understand the effectiveness and the relevance of these programs, the motivations towards participation, and the effects the programs have in their free lives. In this study participated eight women ex-inmates, who were supervised by DGRSP. The data were collected through a semi-structured interview, that was built according to the literature and the study purpose. The results were analysed through thematic analysis, which allowed to identify four main themes: Motivation towards work and education; Motivation for academic dropout; Perception of change after reclusion; Effectiveness of programs in relation to employment. The results show that there is a positive effect associated with these programs, in and outside the prison, although the stigma against this population is still very present by the employer.