Passar para o conteúdo principal

Ler Melhor - Programa de intervenção com alunos com problemas da leitura e escrita

Em Curso

About

O AaZ – Ler Melhor, Saber Mais ajuda crianças do 1.º e 2.º anos de escolaridade com dificuldades na alfabetização básica a desenvolver as suas capacidades de leitura e escrita. A intervenção segue um modelo de tutoria regular e sistemática, em regime individual, centrado nas competências básicas (descodificação, velocidade e expressividade). O programa é desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho e conta com a colaboração de especialistas e peritos que apoiam a intervenção de uma equipa de professores-tutores em mais de 80 escolas do país.

Objetivos: 

  • Evitar que as dificuldades iniciais com a leitura e a escrita se transformem em dificuldades crónicas
  • Permitir que os alunos encarem a leitura, não como algo de penoso, mas como um instrumento de obtenção de conhecimento e saber
  • Permitir que os alunos se aproximem do nível geral da turma, em termos de leitura e escrita
  • Fazer com que os alunos leiam com velocidade, precisão e expressividade adequadas à idade
  • Desenvolver nos alunos, progressivamente, a motivação para a leitura

 

Investigador Responsável
Entidade Financiadora