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Eugénia Ribeiro

Campus de Gualtar - Edificio 14 - 1.68
eugenia@psi.uminho.pt | 604612
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Ensino
  • Professor Auxiliar Com Agregação
    Instituição
    Escola de Psicologia da Universidade do Minho
Bio

Eugénia Ribeiro concluiu o doutoramento em Psicologia Clínica em 16/12/1999 pela Universidade do Minho, o Mestrado em Educação com especialização em Psicologia em 22/06/1993, também pela Universidade do Minho, e a Licenciatura em Psicologia em 28/07/1987 pela Universidade do Porto - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. É Professora Auxiliar na Universidade do Minho, membro do Conselho Científico, do Conselho Pedagógico e do Conselho Escolar da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Além disso, é Diretora do Mestrado Integrado em Psicologia da Escola de Psicologia da mesma universidade, e Coordenadora da Unidade de Intervenção da APsi-Uminho. Supervisiona estagiários e psicólogos em formação na Universidade do Minho e orienta teses de doutoramento (14 concluídas com sucesso e 4 em curso) e dissertações de mestrado (59 concluídas com sucesso e 3 em curso) na Escola de Psicologia - Universidade do Minho. É Editora Associada da Psychotherapy Research - a revista internacional da Society for Psychotherapy Research. Publicou cerca de 48 artigos em revistas internacionais de fator de impacto, 14 capítulos de livros e 2 livros. Nas suas atividades profissionais, colaborou com 211 colegas em coautoria de trabalhos científicos. Eugénia Ribeiro coordena o programa de investigação sobre colaboração terapêutica. A equipa de investigação envolvida neste programa definiu colaboração terapêutica como o trabalho conjunto do terapeuta e do cliente dentro da zona de desenvolvimento proximal terapêutica do cliente. Desenvolveu o sistema de codificação da colaboração terapêutica (TCCS) para analisar as trajetórias de colaboração terapêutica ao longo do processo terapêutico e suas contribuições para a mudança do cliente (Ribeiro et al., 2013). O TCCS é considerado um sistema de codificação observacional transteórico empiricamente validado e utilizado em estudos de pesquisa com diferentes abordagens terapêuticas e resultados. Este programa de investigação tem como objetivos: 1) identificar padrões de trajetórias de colaboração terapêutica (não)produtivas ao longo do processo terapêutico, 2) compreender a relação entre a colaboração terapêutica em sessão com outros microprocessos diádicos, como a responsividade apropriada ou a sincronia psicofisiológica, e 3) analisar quais tipos de trocas terapêuticas colaborativas melhor preveem o desenvolvimento da aliança terapêutica e o processo de mudança.

Formação
Psicologia
Instituição
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Nível de Formação
Licenciatura
Data de conclusão
Mestrado em Educação, especialidade em Psicologia da Educação
Instituição
Universidade do Minho
Nível de Formação
Mestrado
Data de conclusão
Psicologia Clínica
Instituição
Universidade do Minho
Nível de Formação
Doutoramento
Data de conclusão
Psicologia Aplicada
Instituição
Universidade do Minho
Nível de Formação
Título de Agregado
Data de conclusão
Psicoterapia Cognitivo-Narrativa
Instituição
Colégio Universitário de Altos Estudos, Porto
Nível de Formação
Pós-Graduação
Data de conclusão
Ensino
Assistente Estagiário
Instituição
Instituto Superior de Serviço Social do Porto
Data de início
Data de conclusão
Assistente Estagiário
Instituição
Universidade do Minho
Data de início
Data de conclusão
Assistente
Instituição
Universidade do Minho
Data de início
Data de conclusão
Professor Auxiliar
Instituição
Universidade do Minho
Data de início
Data de conclusão
Professor Auxiliar Com Agregação
Instituição
Universidade do Minho
Data de início