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Carla Martins

Campus de Gualtar - Edificio 14 - 1.70
cmartins@psi.uminho.pt | 253 604256
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Ensino
  • Professor Auxiliar
    Instituição
    Escola de Psicologia da Universidade do Minho
Bio

Carla Martins é doutorada em Psicologia pela Universidade de Reading (Reino Unido) e é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia Básica da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UMinho) desde 2003. Em janeiro de 2024, Carla Martins obteve a sua Habilitação pela Universidade do Minho, aprovada por unanimidade pelo júri. Entre setembro de 2014 e novembro de 2021, foi Pro-rectora para a Internacionalização na UMinho e antes disso (janeiro de 2012 a setembro de 2014) foi Vice-Presidente da Escola de Psicologia e Presidente do seu Conselho Pedagógico. Carla Martins integra o Laboratório de Desenvolvimento e Psicopatologia no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Escola de Psicologia, coordenou/participou em vários projetos financiados, publicou numerosos artigos científicos em revistas com fator de impacto e supervisionou com sucesso muitos estudantes de mestrado e doutoramento. O principal objetivo da sua investigação é estudar o desenvolvimento da cognição social durante os primeiros anos de vida, com um foco especial na atenção partilhada na infância bem como na evolução das capacidades de mentalização que conduzem à emergência da Teoria da Mente no final da idade pré-escolar.Para esse fim, Carla Martins coordenou até à data 3 projetos longitudinais, principalmente baseados em metodologia observacional. Para entender completamente como as crianças se tornam proficientes em habilidades sociocognitivas - atenção conjunta, jogo simbólico colaborativo e teoria da mente -, é vital procurar a influência específica da qualidade da relação e interação entre o bebé/criança e sua mãe e pai. Para uma melhor compreensão de como as crianças se tornam competentes em capacidades sócio-cognitivas - atenção partilhada, jogo simbólico colaborativo e teoria da mente -, é vital explorar a influência específica da qualidade da relação e da interação entre o bebé /criança e a sua mãe e o seu pai. A premissa principal é que estas capacidades representam resultados de uma história de desenvolvimental inscrita numa matriz relacional, no seio da qual o bebé/ criança vai adquirindo as capacidades relacionadas com o eu e os outros através de experiências sócio-emocionais em relacionamentos próximos. Finalmente, pretendemos explorar as relações entre a interação do desenvolvimento sócio-cognitivo e sócio-emocional durante a idade pré-escolar e a prontidão escolar antes da entrada das crianças no primeiro ano de escolaridade. Por fim, Carla Martins está interessada em entender como as habilidades de mentalização evoluem ao longo do desenvolvimento - desde a infância até à infância, à adolescência, à idade adulta.