Passar para o conteúdo principal

José Ferreira-Alves

Campus de Gualtar - Edificio 14 - 1.03
alves@psi.uminho.pt | 253604233 , 919378514
.
Ensino
  • Professor Auxiliar
    Instituição
    Universidade do Minho
Bio

O meu percurso académico começou no domínio da formação de professores; fui instrutor em cursos de psicologia do desenvolvimento e psicologia educacional aplicada ao ensino. Em sintonia com o pensamento de outros investigadores, encarei a formação de professores como um contexto para promover a compreensão e competências dos professores para os tornar praticantes do desenvolvimento humano. Os resultados deste compromisso e investigações foram a minha dissertação de mestrado e, posteriormente, a minha tese de doutoramento na Universidade do Minho. O meu livro, co-autoria do meu orientador Óscar Gonçalves e publicado em 2001, "Educação narrativa do professor", também foi um produto dessas investigações. Propusemos um programa de formação de professores que permitisse a cada professor compreender e construir proativamente histórias significativas de desenvolvimento e aprendizagem para os seus alunos e para si próprios. Entretanto, tive o privilégio de ser instrutor de cursos sobre a psicologia do desenvolvimento adulto em programas de pós-graduação em Educação e Psicologia. Orientei vários estudantes em projetos de pesquisa sobre o bem-estar e desenvolvimento de adultos e idosos. Além disso e em paralelo, tive o privilégio de ser instrutor de cursos sobre história da psicologia, psicologia do desenvolvimento e psicologia da saúde para estudantes de Psicologia. Essas experiências de ensino e orientação de alunos levaram-me a acreditar que seria essencial explorar e articular o envelhecimento e o desenvolvimento adulto. Portanto, desde o início, fui fortemente influenciado pela divisão 20 da APA. Mais especificamente, a minha pesquisa está a explorar como o envelhecimento bem-sucedido, a solidão, o bem-estar, o maltrato dos idosos, o luto, os indicadores de saúde estão relacionados com resultados de desenvolvimento. Finalmente, um interesse de ensino e pesquisa na história da psicologia está a ser fortalecido e ganhará visibilidade em breve. O mesmo acontece com a pesquisa que envolve como o pensamento dialético está associado a alguns outros resultados de desenvolvimento.