Passar para o conteúdo principal

Joana Coutinho


|
.
Investigação
  • Investigador Júnior
    Instituição
    Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho
Bio

Joana Coutinho é Investigadora Pós-Doutorada no Laboratório de Neurociência Psicológica, uma unidade do CIPsi, Universidade do Minho, onde estuda as bases neurais da cognição social e processos interpessoais utilizando uma combinação de métodos de neuroimagem e observacionais. Concluiu o seu doutoramento em Psicologia Clínica na UM, em colaboração com a New School for Social Research em Nova Iorque, em 2010. Foi a investigadora principal de um projeto de pesquisa financiado pelo BIAL, num consórcio com investigadores da Universidade de Chicago e da Universidade de Ball State. Esta bolsa levou à criação do seu grupo de pesquisa composto por 2 estudantes de doutoramento, 6 estudantes de mestrado e 1 investigador. É também membro de pesquisa de outros 2 projetos financiados pela FCT e BIAL. 

Tem 32 artigos revisados por pares, sendo a primeira autora em 17 deles e a última autora em 5. Destes, 17 foram publicados sem os seus supervisores de doutoramento. Tem um índice h de 16 e um total de 1178 citações no Google Scholar, 535 no Scopus. Também publicou 4 capítulos de livros e apresentou 50 conferências, 4 como palestrante convidada. Além disso, trabalha como revisora ad hoc em várias revistas de referência (por exemplo, Psychotherapy Research; Neuroscience; Neuroimage; Journal of Affective Disorders; Neuroreport; Neuroimaging). Teve 2 bolsas de estudo de semestre no Beth Israel Medical Center em NY; uma bolsa de pesquisa no Psychiatry Neuroimaging Lab da Harvard Medical School em Boston e uma bolsa de fMRI no Martinos Center for Biomedical Imaging. De 2011 a 2022 orientou 2 estudantes de doutoramento, 13 estudantes de mestrado, 5 estágios clínicos e foi membro do comitê científico de 1 tese de doutoramento e 13 dissertações de mestrado, uma da James Cook University em Singapura. Desde 2006, leciona cursos teóricos e práticos de psicoterapia, psicopatologia e neurociências para estudantes de mestrado e doutoramento na Escola de Psicologia, UM. Em 2013, colaborou como professora no programa de intercâmbio Ball State University-UM e, em 2018, trabalhou como professora convidada no programa de doutoramento em Psicologia Clínica da Universidade Portucalense. De 2009 a 2011, foi membro do Conselho da Escola de Psicologia e atualmente é membro do Conselho Científico da Escola de Psicologia como representante dos investigadores. Recebeu vários prémios: Student Travel Award da Society for Psychotherapy Research; Fundação António de Almeida; Bolsa de Mérito da FCT; Conselho Académico da UM; Rotary Club. 

No Ciência Vitae, os termos mais frequentes que contextualizam a sua produção científica são: Empatia emocional; Empatia cognitiva; Rede do modo padrão; Estados depressivos; Estados de ansiedade; Casais; Interação conjugal; Medidas fisiológicas; Condutância da pele; Ritmo cardíaco; Cortisol; Espaço peripessoal; Perturbação da personalidade obsessivo-compulsiva; Neuroimagem; Ressonância magnética funcional; Rede do modo padrão; Conetividade funcional.