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Bio

É Professor Catedrático da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Doutorou-se em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, na Universidade do Porto, em 1987, e prestou Provas de Agregação em Psicologia na Universidade do Minho, em 1994. Na sua preparação do doutoramento, realizou estágios na Universidade de Yale (USA) e na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Iniciou a sua atividade docente como monitor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, em 1978/79. Nesta Faculdade, veio a ser Presidente do Conselho Diretivo. Ingressou na Universidade do Minho, como Professor Auxiliar, em 1988. Desempenhou vários cargos institucionais, tendo sido Vice-Presidente do Conselho Académico (2000/02), Vice-Reitor (2006/09) da Universidade do Minho e Presidente do Instituto de Educação. Lecciona disciplinas de graduação e de pós-graduação em domínios da inteligência e aprendizagem, da avaliação psicológica e da metodologia da investigação. Coordena projetos de investigação e orienta um grupo de investigadores nos domínios da cognição e aprendizagem, adaptação e sucesso académico. Progressivamente a sua investigação dominante voltou-se para as questões do acesso, adaptação, sucesso, abandono e empregabilidade dos estudantes do Ensino Superior. Coordenou o ObservatoriUM das trajetórias académicas dos estudantes da UMinho (2015/2019) com particular incidência nas fases de transição e em subgrupos de estudantes (não tradicionais). Nos seus domínios de investigação, orientou já seis dezenas de teses de doutoramento e outras tantas de mestrado. É autor de algumas centenas de trabalhos, entre livros, capítulos de livros e artigos, publicados em Portugal e no estrangeiro, em particular em Espanha e no Brasil. Autor ou co-autor de algumas provas para a avaliação psicológica nas áreas da inteligência e da aprendizagem, editadas em Portugal, Espanha e no Brasil. Voltadas para o Ensino Superior, é autor ou co-autor de escalas de avaliação das expectativas académicas, adaptação, satisfação, empregabilidade e motivos de abandono, utilizadas nomeadamente em diversos países de língua portuguesa e de língua espanhola. Integra o Conselho Editorial de várias revistas de Psicologia e de Educação, no país e no estrangeiro. É membro de várias associações científicas nacionais e internacionais, tendo desempenhado funções diretivas em várias delas. Foi presidente da Associação dos Psicólogos Portugueses (APPORT). Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, presidiu ao Conselho de Especialidade da Psicologia da Educação. Integrou o Conselho Científico do Instituto de Inovação Educacional (Ministério da Educação). Fez parte da Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de Licenciatura em Ensino na área das Letras e Humanidades (2001/02). Foi membro do Conselho Nacional de Educação (2002/05), tendo coordenado a 5ª Comissão. Foi consultor do Governo Regional da Madeira na definição de estudos e programas tendo em vista a identificação e apoio aos alunos sobredotados. Recebeu o Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho em 2019.