Passar para o conteúdo principal

Contribuição dos Fatores Psicológicos na Cura da Úlcera do Pé Diabético, em Indicadores Fisiológicos de Prognóstico de Cura e Qualidade de Vida: Um Estudo Longitudinal Randomizado De Avaliação de Eficácia (PTDC/PSI-GER/28163/2017)

Completo

About

O pé diabético é uma das complicações da diabetes que mais custos acarreta para o indivíduo, família e sistema nacional de saúde. Tendo em consideração que o conhecimento acerca dos mecanismos subjacentes à relação entre stress e cicatrização de feridas crónicas é muito limitado e inexistente em relação às úlceras do pé diabético (UPDs), bem como a evidência da eficácia de intervenções psicológicas como o relaxamento e hipnose na diminuição do stress e cicatrização, este estudo analisou a qualidade de vida (QoL) e o processo de cicatrização em doentes com UPDs. Foram desenvolvidos três estudos complementares: avaliação da contribuição dos fatores psicológicos para a cura da UPD e QoL dos doentes (Estudo 1); estudo da eficácia do relaxamento muscular e da hipnose em variáveis psicológicas, QoL, e indicadores fisiológicos de prognóstico de cura (Estudo 2); e análise qualitativa da eficácia do relaxamento muscular e hipnose nas  variáveis do estudo 2, de acordo com a perspetiva de pacientes e  seus cuidadores informais (Estudo 3).

Este estudo utilizou um design longitudinal e incluiu pacientes da Consulta Multidisciplinar de Pé Diabético de três hospitais centrais de Portugal. As avaliações decorreram na primeira consulta (T0), após dois meses (T1) e seis meses depois (T2). Depois da primeira avaliação (T0), os pacientes foram alocados de forma randomizada em quatro grupos: grupo de intervenção de relaxamento muscular progressivo com imaginação guiada (GE1); grupo de intervenção de hipnose com imaginação guiada (GE2); grupo de controlo ativo com sessões neutras e imaginação guiada (GCA); e grupo controlo passivo apenas com a intervenção médica/enfermagem standard (GCP).

Os critérios de inclusão foram: > 18 anos; até duas UPDs crónicas na baseline; e iii) consentimento informado assinado. No estudo 2, apenas foram incluídos pacientes com distress psicológico clinicamente significativo. Os critérios de exclusão incluíram UPDs classificadas como recidivas, ter três ou mais UPDs na baseline, pacientes transplantados, pacientes em hemodiálise, doença oncológica, doença psiquiátrica severa ou demência, e pacientes a receber tratamento psicológico. O estudo 3 incluiu participantes do estudo 2 que concluíram pelo menos 75% da intervenção (GE1 e GE2), juntamente com o seu cuidador informal.

Este trata-se do primeiro projeto nacional e internacional que inclui a contribuição das variáveis psicológicas e a avaliação da eficácia de duas intervenções psicológicas, incluindo indicadores fisiológicos de prognóstico de cura (marcadores inflamatórios; parâmetros bioquímicos, marcadores angiogénicos e miRNAs) utilizando um design longitudinal randomizado.

Grupo de Investigação:
Data de Início:
Data de Fim:
Investigador Responsável