Passar para o conteúdo principal

O CIPsi nos media: como o cérebro seleciona aquilo de que nos lembramos e as estratégias para fortalecer a mente

Em entrevista para a edição semanal da Revista Visão, Pedro Albuquerque, coordenador do Grupo de Investigação em Memória Humana do Laboratório de Cognição Humana do CIPsi, partilhou perspetivas sobre o papel ciência na luta contra a perda de memória.

No artigo, redigido pela jornalista Clara Soares, o investigador do CIPsi abordou os efeitos caleidoscópicos da memória e realçou a complexidade do processo de recordação desde a infância até à idade adulta. Destacou a influência das experiências sensoriais na formação das primeiras memórias e discutiu a natureza reconstrutiva da memória, sublinhando como as narrativas pessoais são moldadas por fragmentos e sugestões.

Pedro Albuquerque abordou sobre a qualidade do sono, destacando sua importância na consolidação das memórias e as consequências das tecnologias emergentes. Ele salientou como a sobrecarga digital pode afetar negativamente a recordação autêntica das experiências. Além disso, o investigador enfatizou a valorização das experiências vividas plenamente no momento presente, sugerindo que as melhores memórias podem surgir quando não são capturadas digitalmente.

Para ler a versão digital do artigo:
https://visao.pt/atualidade/sociedade/2024-03-26-a-ciencia-contra-a-perda-de-memoria-como-o-cerebro-seleciona-aquilo-de-que-nos-lembramos-e-as-estrategias-para-fortalecer-a-mente/