Mesa Redonda | Investigadoras do CIPsi organizam debate sobre “Juventude e Intimidade: Dinâmicas e Desafios na Era Digital”

“Juventude e Intimidade: Dinâmicas e Desafios na Era Digital”, foi o tema da conversa de ontem, 22 de fevereiro, no Lounge da Biblioteca da UMinho no campus de Gualtar.

As investigadoras do CIPsi, Sónia Caridade e Joana Arantes, estiveram acompanhadas por Bárbara Machado, da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Com moderação de Juliana Oliveira, Presidente da Associação de Estudantes da Escola de Psicologia, as investigadoras debateram tópicos relacionados com a violência no namoro e os desafios específicos que surgem com as tecnologias da informação e comunicação neste contexto.

O cyberbullying, o stalking, o sexting e a disseminação de imagens e informações privadas sem consentimento foram alguns dos tópicos abordados. A importância de criar espaços inclusivos para discutir estes temas foi sublinhada.

Sónia Caridade destacou que a violência doméstica é um crime público.

Uma conversa repleta de reflexões e inquietações, que colocaram desafios para encontrar respostas e soluções para um fenómeno que se assume como epidémico e que continua a exigir esforços e estratégias coordenadas.