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Transição e adaptação dos alunos do 1º ano: variáveis intervenientes e medidas de atuação

Transição e adaptação dos alunos do 1º ano: variáveis intervenientes e medidas de atuação

Almeida, Leandro S.

;

Araújo, Alexandra M.

; Martins, Carla
| Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | 2016 | URI

Artigo Científico

Publicado em "Ser estudante no ensino superior: o caso dos estudantes do 1.º ano". ISBN 978-989-8525-45-1
As questões em torno da transição e a adaptação académica dos estudantes que ingressam no Ensino Superior ganharam relevância nos últimos anos face à massificação e à heterogeneidade progressiva desta população ingressante. A investigação destaca que nem sempre os estudantes são detentores dos níveis de competência e de maturidade necessários para ultrapassar as exigências ou desafios do novo contexto de ensino. Decorrem daqui dificuldades várias que, no limite, podem desencadear situações de insucesso académico e mesmo de abandono, situações precisamente mais frequentes junto dos estudantes do 1º ano. Na análise desta problemática, descrevemos algumas variáveis sociofamiliares de pertença e outras caraterísticas pessoais que podem traduzir maiores dificuldades na adaptação dos estudantes, apresentando genericamente resultados de alguns estudos com estudantes do 1º ano da Universidade do Minho, em termos das suas expectativas académicas e das dificuldades que antecipam na sua adaptação. Por último, apontamos algumas linhas de intervenção essencialmente preventiva das dificuldades mais frequentes no processo de adaptação dos estudantes, destacando o papel dos pares, dos professores, dos serviços e da instituição no seu todo.

Publicação

Ano de Publicação: 2016

Editora: Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)