A indisciplina em sala de aula: uma investigação transnacional em escolas angolanas e portuguesas
Cadete, Odete da Conceição Ferreira
Diversos
A indisciplina em sala de aula constitui um dos obstáculos ao ensino. Representa para alguns, ou mesmo para muitos professores, um significativo factor de tensão e de consumo de energia. Mau grado o número de estudos sobre a indisciplina em sala de aula, parece ser difícil fazer ciência nesta área, uma vez que a indisciplina, e sobretudo as formas de lidar com ela, contêm elementos políticos, ideológicos, organizacionais e relacionais que não é possível ignorar. Esta tese teve como objectivo principal estudar a indisciplina em sala de aulas do ensino básico e secundário de Angola e Portugal, tendo em consideração um conjunto de variáveis que a podem afectar ou condicionar. Pretendeu-se, especificamente, perceber o efeito de diversas variáveis demográficas e organizacionais sobre as percepções de professores Portugueses e Angolanos quanto à indisciplina em sala de aula. A tese comporta três estudos e contribuições para académicos, investigadores e sociedade em geral.
Lack of discipline in the classroom is one of the major obstacles to teaching. For many teachers, it represents a significant source of tension and energy drain. Despite numerous studies on classroom indiscipline, it remains difficult to approach it scientifically, as it involves political, ideological, organizational, and relational elements that cannot be ignored. This thesis aims to study indiscipline in primary and secondary classrooms in Angola and Portugal, considering variables that may influence it. The aim was, specifically, to understand the effect of several demographic and organizational variables on the perceptions of Portuguese and Angolan teachers regarding indiscipline in the classroom. The thesis comprises three studies and provides contributions for academics, researchers, and society in general.