Revisão do Programa de Intervenção Psicológica em grupo “Crescer com Lazer…”: estudo-piloto
Viana, Beatriz Lopes
Diversos
Investigação recente tem valorizado o papel do lazer como um facilitador do desenvolvimento positivo, sobretudo na adolescência. O presente estudo teve como objetivos rever o programa de intervenção psicológica em grupo “Crescer com Lazer…” e implementar a versão revista com adolescentes. A revisão do programa integrou contributos teóricos e empíricos recentes, destacando-se o modelo Lazer-Atividade-Contexto-Experiência (LACE) e o questionário Valores em Ação para Adolescentes (VIA Youth Survey) centrado nas forças de carácter. A versão revista, composta por oito sessões, foi aplicada em contexto escolar a uma amostra de seis adolescentes portugueses. Esta primeira fase do estudo-piloto, de natureza qualitativa, envolveu fichas de avaliação das sessões e do programa, entrevista semiestruturada e observação direta. Os relatos dos participantes do estudo indicaram um elevado nível de satisfação com o programa, melhorias nas competências pessoais e interpessoais, maior consciência na gestão do tempo de lazer e aumento do autoconhecimento. As atividades foram consideradas pertinentes e ajustadas, destacando-se a integração de ferramentas digitais e do questionário VIA Youth. Conclui-se que o programa apresenta potencial enquanto intervenção promotora do PYD, recomendando-se a sua replicação com amostras mais amplas e metodologias experimentais com grupo de controlo/comparação.
Recent research has highlighted the role of leisure as a facilitator of positive development, particularly during adolescence. This study aimed to review the group psychological intervention program “Growing up with leisure…" and implement its revised version with adolescents. The program revision incorporated recent theoretical and empirical contributions, notably the Leisure-Activity-Context-Experience (LACE) model and the Values in Action for Youth Survey (VIA Youth Survey), which focuses on character strengths. The revised version, consisting of eight sessions was implemented in a school context with a sample of six Portuguese adolescents. This first phase of the pilot study, qualitative in nature, involved session and program evaluation forms, semi-structured interviews, and direct observation. Participants' reports indicated a high level of satisfaction with the program, improvements in personal and interpersonal skills, increased awareness in managing leisure time, and enhanced self-knowledge. The activities were considered relevant and well-adjusted, with the integration of digital tools and the VIA Youth Survey being particularly valued. It is concluded that the program shows potential as a PYD-promoting intervention. Replication with larger samples and experimental methodologies using control or comparison groups is recommended.