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Entre o suporte e a intrusividade: comportamentos interativos maternos e paternos e regulação emocional da criança em idade pré-escolar

Entre o suporte e a intrusividade: comportamentos interativos maternos e paternos e regulação emocional da criança em idade pré-escolar

Araújo, Ana Raquel Nicolau

| 2025 | URI

Diversos

Este estudo investiga a relação entre scaffolding (suporte) e intrusividade parentais - materna e paterna - e regulação emocional das crianças em idade pré-escolar, considerando também o possível efeito moderador do sexo da criança. Com este objetivo foi desenvolvido um sistema observacional de codificação dos comportamentos interativos parentais numa tarefa de jogo livre com blocos, a partir da adaptação de sistemas já existentes. Este estudo contou com a participação de 30 crianças com desenvolvimento típico, com idades entre 53 e 60 meses, e as suas figuras parentais, recrutadas em instituições pré-escolares no norte de Portugal. Os resultados revelam que a relação entre comportamentos interativos parentais e regulação emocional da criança variam consoante o sexo da figura parental e da criança. A intrusividade está associada a pior regulação emocional independentemente do sexo da criança e da figura parental e o suporte à  agência a melhores resultados, sobretudo em dí­ades figuras parental-criança de sexos opostos. A estruturação da atividade, materna e paterna, mostrou-se irrelevante para a regulação emocional da criança. Assim, destaca-se a importância de incluir ambas as figuras parentais nas investigações sobre desenvolvimento socioemocional da criança, desafiando a abordagem tradicional que posiciona a mãe como promotora única deste tipo de desenvolvimento.
This study investigates the relationship between parental scaffolding (support) and intrusiveness - both maternal and paternal - and emotion regulation in preschool-aged children, while considering the potential moderating effect of the child's gender. To this end, an observational coding system of parental interactive behaviors was developed, based on adaptations of existing systems, to code parent-child interactive behaviors during a free play task with blocks. The study included 30 typically developing children, aged between 53 and 60 months, and their parental figures, recruited from preschool institutions in northern Portugal. Results show that the relationship between parental interactive behaviors and children's emotion regulation varies depending on the gender of both the parent and the child. lntrusiveness was associated with poorer emotion regulation, regardless of child's or parent's gender, while support for child agency was linked to better outcomes, particularly in parent-child dyads of opposite sexes. No significant correlations were found between structuring the activity, by either mothers or fathers, and child's emotion regulation. These findings highlight the importance of including both parental figures in research on children's socioemotional development, challenging the traditional approach that positions the mother as the sole prometer of this aspect of development.

Publicação

Ano de Publicação: 2025

Identificadores

ISSN: 204024960

ISBN: urn:tid:204024960