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Sure of myself? The role of epistemic cognition in identity formation

Sure of myself? The role of epistemic cognition in identity formation

Oliveira, Marta Franco

| 2025 | URI

Diversos

A formação de identidade não oferece uma solução única nem um único procedimento para chegar até ela, pelo que as competências cognitivas operatório-formais desenvolvidas na adolescência não parecem ser suficientes para explicar a sua resolução. Uma vez que a formação de identidade envolve a confrontação de perspetivas diferentes e, por vezes, contraditórias, da realidade, torna-se relevante estudar de que forma poderá ser influenciada por competências cognitivas pós-formais, como a cognição epistémica. Assim, o nosso principal objetivo foi explorar a relação entre a cognição epistémica e processos de identidade, ao nível vocacional, de estudantes universitários. Este estudo realça o potencial papel de certos pressupostos epistemológicos na forma como os indivíduos refletem acerca das suas escolhas vocacionais, do seu significado e do seu alinhamento pessoal. Também enfatiza o papel do ensino superior na promoção do pensamento dialético. Os resultados sugerem que a promoção do desenvolvimento do pensamento pós-formal, através de programas educativos que incentivam o pensamento crítico e o raciocínio complexo, pode capacitar os indivíduos para se envolverem com maior profundidade nos seus percursos vocacionais e de avaliar de forma crítica aquilo que melhor se alinha com os seus valores e objetivos.
Identity formation doesn't offer a single solution or a single procedure for reaching it, so the formal operational cognitive skills developed in adolescence don't seem to be enough to explain its resolution. Since identity formation involves confronting different and sometimes contradictory perspectives of reality, it is relevant to study how it can be influenced by post-formal cognitive skills, such as epistemic cognition. Thus, the main aim of this study was to explore the relationship between epistemic cognition and identity processes, at the vocational level, of university students. This study highlights the potential role of particular epistemic assumptions in how individuals reflect on their career choices, their meaning, and their personal alignment. It also emphasizes the role of higher education in fostering dialectical thinking. These findings suggest that promoting post-formal thought, through educational programs that nurture critical thinking and complex reasoning, may empower individuals to engage more deeply with their vocational paths and to critically evaluate what aligns best with their values and goals.

Publicação

Ano de Publicação: 2025

Identificadores

ISSN: 204024846

ISBN: urn:tid:204024846