Empregabilidade em adultos desempregados: avaliação da eficácia e do processo de uma intervenção presencial e a distância
Carvalho, Catarina Luzia
Tese
Tese de doutoramento em Psicologia
A empregabilidade considera-se um construto psicológico que envolve recursos individuais e
psicossociais que apoiam o processo de gestão pessoal de carreira dos indivíduos e os auxiliam a
manterem-se ativos no mundo do trabalho. Estes recursos assumem particular importância na gestão
de carreira de adultos em situação de desemprego, uma condição de vulnerabilidade que afeta milhares
de portugueses. Nestas circunstâncias, as intervenções de carreira podem favorecer a motivação para
aumentar os recursos de empregabilidade. Contudo, é escassa a investigação sobre tais intervenções de
carreira, especialmente na modalidade a distância. A presente dissertação contribui para esta temática
com seis estudos. O primeiro estudo permitiu sumariar informação sobre a estrutura e conteúdo, eficácia
e recomendações práticas das intervenções de carreira destinadas a pessoas em situação de
desemprego, através do mapeamento de 14 anos de investigação sobre o tema. O segundo estudo
permitiu aprofundar o conhecimento sobre os adultos em situação de desemprego, através da análise
qualitativa das suas motivações para participarem numa intervenção de carreira. O terceiro estudo
informou o desenho de investigação e implementação de uma intervenção de carreira na modalidade
presencial e a distância, através do desenho de um protocolo de intervenção destinado a estimular os
recursos de empregabilidade de adultos em situação de desemprego. O quarto, quinto e sexto estudos,
incidem sobre a avaliação quantitativa da eficácia, a avaliação quantitativa e qualitativa do processo, e a
avaliação qualitativa do processo um ano pós-intervenção, em modalidade presencial e a distância.
Ancorados em modelos teóricos robustos, os resultados obtidos estão alinhados com a literatura que
destaca a importância da sociedade civil se unir e partilhar responsabilidade na criação de respostas
psicologicamente informadas para apoiar a população a lidar com os impactos psicológicos do
desemprego. Retiram-se implicações psicossociais relevantes dos estudos para os governos, serviços de
carreira e psicólogos, assim como diretrizes para trabalhos de investigação futuros.
Employability is considered a psychological construct encompassing individual and psychosocial
resources that support individuals in managing their careers and help them remain active in the world of
work. These resources are particularly significant in the career management of unemployed adults, a
vulnerable condition affecting thousands of Portuguese citizens. In such circumstances, career
interventions can foster motivation to enhance employability resources. However, research on such career
interventions, particularly in remote formats, remains limited. This dissertation contributes to this topic
through six studies. The first study summarised information on the structure and content, effectiveness,
and practical recommendations of career interventions aimed at unemployed individuals by mapping 14
years of research on the subject. The second study deepened the understanding of unemployed adults
by qualitatively analysing their motivations for participating in a career intervention. The third study
informed the design, research, and implementation of a career intervention in both face-to-face and
remote formats, developing an intervention protocol to stimulate employability resources in unemployed
adults. The fourth, fifth, and sixth studies focus on the quantitative evaluation of effectiveness, the
quantitative and qualitative assessment of the process, and the qualitative evaluation of the process oneyear post-intervention in both face-to-face and remote formats. Anchored in robust theoretical models, the
results align with the literature highlighting the importance of civil society coming together to share
responsibility in creating psychologically informed responses to support the population in managing the
psychological impacts of unemployment. The studies present relevant psychosocial implications for
governments, career services, and psychologists, along with guidelines for future research.